Capoeira

Capoeira vem das palavras Tupi:  ka’a (“selva”) e pûer (“foi”), referindo-se às áreas de baixa vegetação no interior brasileiro onde os escravos fugitivos iriam ocultar. é uma arte marcial afro-brasileira que combina elementos de dança, acrobacias e música.  Foi desenvolvido no Brasil no início do século XVI, principalmente por escravos angolanos. É conhecida por suas manobras rápidas e complexas, usando predominantemente energia, velocidade em uma grande variedade de chutes, rotações e outras técnicas.

A Capoeira é uma arte marcial rápida e versátil que é historicamente focada na luta. O estilo enfatiza o uso da parte inferior do corpo para chutar, varrer e derrubar e a parte superior do corpo para ajudar no equilíbrio e ocasionalmente atacar. Possui uma série de posições complexas e posturas corporais que devem ser encadeadas em um fluxo ininterrupto, para atacar, esquivar e mover-se sem quebrar o movimento, conferindo ao estilo uma característica imprevisível e versátil.

Em 26 de novembro de 2014, a capoeira obteve um status especial protegido como “patrimônio cultural intangível” pela UNESCO.

Hórarios:

• Terça e Quintas – 18:30 às 19:30